Bem vindo!

Este blog foi criado com o intuito de divulgar ideias e expandir limites.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Felicidade

Não pretendo neste post definir a felicidade. Acredito que cada um tenha seu próprio caminho a escolher, assim como sua própria egrégora que fará parte de sua vida.

Só queria discutir, ou iniciar uma discussão, à despeito do que li em um livro de dois neurocientistas com relevância no assunto. Trata-se de um capítulo sobre como a felicidade é formada no cérebro humano.

Um conceito que achei muito interessante, foi o de que todos nós temos uma determinada felicidade, moldada pela forma como encaramos as coisas em nossas vidas; é afirmado no livro que, por exemplo, após uma pessoa não-milionária ficar rica do dia para a noite (loteria, investimento certo, etc), seus níveis de felicidade (determinados por n fatores) aumentam... mas apenas no curto prazo! Claro que haveria para sempre muito menos tristeza na vida desta pessoa, sem preocupações com trabalho, contas, etc...

Mas no médio e longo prazo, todos nós tendemos a voltar a um ponto de equilíbrio de felicidade que é determinado pura e simplesmente pela nossa mente, pelo modo de como decidimos viver cada momento de nossas vidas.

Isto é válido para quem encontra um grande amor, ganha muito dinheiro, ou mesmo o contrário: perde a visão, perde entes próximos, etc.. Tudo sempre acaba voltando à normalidade que nós determinamos.

Mas se somos nós quem determinamos esta normalidade, então no longo prazo o nosso nível de felicidade, apesar de sofrer choques de curto prazo, pode ser pré-estabelecido por nada menos que nossa mente. Ou seja, independe das coisas exteriores, das pessoas com quem você convive, do seu trabalho, etc.. Acredito que estas externalidades à mente, são na verdade meras conseqüências produzidas pelo nosso interior. Nosso nível de felicidade determina as pessoas que temos mais facilidade de nos aproximar e aumentarmos a própria felicidade, por exemplo.

Comecei a experimentar isto. Em cada atitude que tenho que tomar, simplesmente decido que farei desta decisão (e de sua conseqüência) algo bom. E é incrível como isto funciona de maneira tão simples! De um momento para outro, ficou muito mais fácil fazer coisas úteis, mas antes cansativas - exercícios físicos, estudar, pegar um ônibus lotado... o segredo é se concentrar em deixar sua mente "limpa" da parte ruim da coisa, e se concentrar apenas e tão somente na parte boa - e há uma parte boa, caso contrário a decisão não teria sido tomada...

Enfim. É só isto. 
Apenas pense, quando se sentir infeliz, que é você mesmo que está optando por deixar de sentir felicidade. Deseje melhorar, sempre, e tenha noção do quanto uma situação é ou não ruim. Mas não deixe-a influenciar a ti mesmo pelos maus momentos, e nem faça de si mesmo dependente de externalidades. Você é o que há aí dentro, e nada mais.

E como já discuti em outro post, felicidade não é o único objetivo... 
mas é uma grande motivação!

5 comentários:

  1. Acho que estava precisando ler um post desses. Eu tenho meus momentos de recaídas em um estado mental que eu mesma crio. Chega a ser ridículo... as famosas oscilações de humor. E sim, somos nós os grandes responsáveis. Os fatores externos são apenas estimulantes ou inibidores de nossa felicidade, mas o grande poder está em nossas mentes. XD

    ResponderExcluir
  2. olha é menos complicado se apegar a felicidade plena qdo se ganha na mega sena do que quando se entra no metrô lotado...rs...
    mas sério, como o ser humano tem tendencia a fazer bem o que gosta e de levar de qualquer maneira o que não gosta, e as vezes a gnt tem q fazer mais o que não gosta, é preciso se apegar a um fiozinho só, e dele fazer felicidade. Não é facil nem difícil, exige apenas força de vontade. Por ex: como eu adoro musica, qdo preciso pegar trem cheio, eu ouço musica no ultimo volume e nem penso q to sendo esmagada e respirando no nariz de alguem...rs...
    Gabs vc escreve mto bem, só odeio a letra ser azul escura com fundo preto. Eu tenho que selecionar o texto todo pra conseguir ler..olha só a moral!
    kkkkkkkkk
    bjs
    =)

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, hoje em dia a felicidade está rotulada - leia-se $ - e cada vez mais as pessoas buscam isso, todos percebem, seja no modo de agir, vestir, ou até mesmo de se portar em certos lugares.

    O que essas pessoas que pensam dessa forma tem que entender, é que a felicidade, como o Bizinho disse no texto, ESTÁ DENTRO DE VOCÊ ! É você quem faz a sua felicidade e seu bem-estar, não o $ !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. "nós somos o que queremos sentir".
    e o ato de querer ser feliz não traz felicidade, pois nesse momento você "quer" porque ainda não está feliz.
    É fato que dependemos apenas de nós mesmos para transformar nossa vida mais feliz, motivos podem ser externos, mas o ato é interno, a felicidade está dentro da gente e não nas coisas que queremos.
    encare a vida de peito aberto.

    Nossa se deixar eu faço um poema feliz aqui.. ihaiuhiua to ouvindo let it be ...
    incrivel força q essa musica tem!

    Uma abraço Gabs! =D

    ResponderExcluir
  5. Esse é um exercício diário, que devemos encarar incansavelmente todo o tempo.

    Eu acredito que sempre vale a pena, seja em qualquer momento...

    Dani, sei exatamente do que vc está falando... Escutar música no trem lotado é mesmo a melhor terapia pra eskecer q as vezes servimos de cabide, porta cotovelos e por aí vai... kkkk

    Bjo a todos!

    Gaa parabéns mais uma vez!!

    ResponderExcluir