Bem vindo!

Este blog foi criado com o intuito de divulgar ideias e expandir limites.

sábado, 20 de março de 2010

Será você o universo?

Vou tentar iniciar com um pensamento que já se passou, com certeza, por grande parte das pessoas, e que costumo esporadicamente expor aos meus amigos. É uma hipótese que aflige a muitos desde épocas da infância, e ainda hoje há poucos espaços para tais discussões. Parte do velho e sempre presente Cogito, ergo sum de René Descartes.
Vamos lá.

Como você pode ter a certeza que o que está a sua volta existe? E se, na verdade, tudo - o universo, as pessoas, este blog - não for apenas uma criação mental sua?
Para exemplificar o que digo, temos o velho conto:

"Era uma vez um sábio chinês que um dia sonhou ser uma borboleta.
Seu sonho foi tão vivo e intenso, que quando acordou uma dúvida lhe perseguiu.
Era ele um sábio chinês que sonhou que era uma borboleta?
Ou ele era uma borboleta sonhando que era um sábio chinês?"

Como você pode ter certeza, de que tudo isto não passa de um sonho seu? Indo um pouco mais adiante, você pode entender que, mais que isto, tudo o que existe na verdade pode não ser nada além da sua consciência criando uma parte do seu pensamento que você simplesmente não pode ter controle (ou pode?). Ou seja, se considerar tal premissa verdadeira, então você é o próprio universo, e o único ponto que você pode controlar conscientemente é o seu próprio corpo, e todo o resto é, na verdade, controlado pelo seu inconsciente. Neste caso, seria você o próprio deus a quem talvez idolatre? Sua mente criou as leis da física, e até mesmo este texto, para lhe inserir num contexto, sabe-se la por qual razão?
 

Vamos com calma, não quero aceitar facilmente tal premissa - cujo nenhum fato ou argumento indique ser uma verdade - apenas para parecer excêntrico e chamar atenção.
Pois também há o lado que parece ser mais provável (porém não mais possível), que é o de que eu, você, e todo o resto existe como matéria e energia, e não apenas como o seu pensamento. O que ocorreria, neste caso, seria que os seus sentidos abstraem o universo e o transformam em algo dentro do seu cérebro - que (ufa) é real - e assim recriam o mundo dentro da sua mente.
 

Mas peraí: qual exatamente a diferença exercida na sua vida entre as duas possíveis premissas?

No primeiro caso, você criou o mundo externo à você. No segundo, você se adaptou como ser vivo para que o mundo fosse criado para você. E tem diferença?
 

Se, de algum modo, você descobrisse que o mundo em que vive existe apenas na sua consciência (e que se um dia você morrer, tudo deixará de existir), será que isto mudaria suas atitudes perante o mundo? Sairia por aí não dando a mínima para os outros, só porquê eles não existem e não sentem? Eu creio que não. Afinal, se o mundo for mesmo apenas seu inconsciente, então ainda assim você continuaria sofrendo as conseqüências dos seus atos, pois seu próprio inconsciente criou uma moral nos seres que você não controla, e mesmo eles não existindo, é a única coisa que você tem e precisa - o universo.
 

Particularmente, acredito ser mais provável o modelo que estamos acostumados a pensar - o de que todos existimos. Porém, o que me garante?
 


Aqui termino a primeira linha de raciocínio deste blog. Para quem já está minimamente familiarizado com a filosofia, sabe que esta discussão em nada apresenta o novo, e que é na verdade bem ultrapassada e clichê. Desculpo-me a estes, apenas achei adequada a discussão para começar o blog, tendo em vista que foi uma das primeiras grandes questões que enfrentei em minha mente.
 

Mas, também, prometo que já tenho rascunhados algumas linhas de raciocínio que são mais originais.

Um comentário:

  1. Isso aí! Foi logo lançando o que já deve ter passado pela cabeça da maioria mas ninguém tem coragem de expor. Será que somos todos reais? Ou pensando de uma forma mais generosa: Será que os seres vivos são reais porém o mundo material é irreal? Mas friamente analisando... tudo é feito de átomo, não? (inclusive nossos corpos que inclusive é matéria) Sendo assim... tudo tem vida? As pergunta nunca terminam... um belo dia disseram que é preciso respirar, se alimentar e reproduzir para ser considerado um "ser vivo". Mas o quão verdadeira é essa afirmação?
    Gostei do seu primeiro post, pq sem ele ficaria chocante demais abordar os temas que eu imagino que vc está pensando em abordar.
    Esse post é uma base. Apesar de ser uma distorção da realidade para a grande maioria, é preciso distorcer mesmo. É preciso romper paradigmas, quebrar o quadro e montar novamente.
    Bem vindo ao mundo do blogueiros Gabs!
    To add =)

    ResponderExcluir