Bem vindo!

Este blog foi criado com o intuito de divulgar ideias e expandir limites.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os Analectos

No século V a.C., com o falecimento do mestre Confúcio, seus discípulos escreveram o livro que mais propagou suas ideias de benevolência, moralidade, política e retidão. Tal obra se denomina "Os Analectos", e descreve diversos pequenos ensinamentos de Confúcio, que realmente podem ser ricamente utilizados ainda nos dias de hoje.

Após ler esta pequena obra, de grandeza incomensurável para a vida de qualquer ser humano, separei alguns analectos os quais senti a necessidade de expressá-los, conforme abaixo.

"Gostar de algo é melhor do que meramente conhecê-lo, e encontrar alegria neste algo é melhor do que meramente gostar dele."

"Apenas o homem benevolente é capaz de gostar de outras pessoas."

"Todos os dias, examino a mim mesmo sob três aspectos. Naquilo que fiz pelo bem-estar do outro, falhei em fazer o meu melhor? Ao tratar com meus amigos, falhei em ser fiel às minhas palavras? Ensinei aos outros algo que eu próprio não tenha experimentado?"

"Merece ser professor o homem que descobre o novo ao refrescar na sua mente aquilo que ele já conhece."

"O povo pode ser obrigado a seguir um caminho, mas não pode ser forçado a entendê-lo."

"A menos que um homem tenha o espírito dos ritos, ao ser respeitoso ele vai exaurir a si mesmo, ao ser cuidadoso ele vai se tornar tímido, ao ter coragem ele vai se tornar indisciplinado e, ao ser íntegro, ele vai se tornar intolerante."

"Governe por meio de editos, mantendo na linha com punições, e o povo se manterá longe de problemas, mas não será capaz de sentir vergonha. Guie-o pela virtude, mantenha-o na linha com os ritos, e o povo, além de ser capaz de sentir vergonha, reformará a si mesmo."

Fan Ch'ih perguntou: "Posso perguntar sobre o acúmulo da virtude, a reforma dos corrompidos e a admissão do mau julgamento?". Confúcio disse: "Que esplêndida pergunta! Colocar o serviço prestado acima da recompensa, não é isso acúmulo da virtude? Atacar o mal como o mal e não como o mal de um homem em particular, não é isso o caminho para reformar os corrompidos? Deixar que um repentino ataque de raiva faça com que você esqueça da segurança da sua própria pessoa ou mesmo da dos seus parentes, não é isso um mal julgamento?"

"É suficiente que as palavras utilizadas por alguém comuniquem seu sentido."

"O homem sábio nunca fica indeciso. O homem benevolente nunca fica aflito. O homem corajoso nunca tem medo."

"Fazer pergunta é, em si, o rito correto."

"A benevolência constitui o mais belo aspecto de uma vizinhança." 

"Na antigüidade, os homens relutavam em falar. Isso porque consideravam vergonhoso se não conseguissem ser fiéis às suas palavras." 

Tzu-Kung perguntou sobre como os amigos devem ser tratados. Confúcio disse: "Aconselhe-os o melhor que puder e guie-os corretamente, mas pare quando não houver esperança. Não peça para ser rejeitado."

"É possível amar alguém sem fazer com que essa pessoa trabalhe duro? É possível dar o melhor de si por alguém sem educá-lo?" 

"Se um homem, à vista de uma vantagem a ser obtida, lembra-se do que é certo, se, em face do perigo, está pronto para dar a própria vida e se não esquece seus princípios mesmo quando passa por longos períodos de dificuldade, então ele pode ser chamado de completo."

"Promessas feitas imodestamente são difíceis de se cumprir."

"Uma pessoa que exige muito de si mesma e pouco dos outros ficará a salvo de críticas."

"Uma vez passei todo o dia pensando, sem comer nada, e toda a noite pensando sem ir para a cama, mas descobri que nada ganhei com isso. Teria sido melhor gastar o tempo estudando."

Nenhum comentário:

Postar um comentário