Bem vindo!

Este blog foi criado com o intuito de divulgar ideias e expandir limites.

domingo, 30 de maio de 2010

Julgamento

Imaginemos uma pessoa, que nasceu e cresceu em meio a péssimas condições sociais, cujo pai chegava bêbado em casa e surrava sua família, na qual todos eram obrigados a trabalhar e por isto não teve condições de freqüentar uma boa escola, nem obter um emprego digno. Aos 20 anos, esta pessoa estava roubando, até mesmo matando, cometendo crimes dados como injustos e sem justificativa.
É óbvio, que sempre terão aqueles tentarão mensurar o quão a vida da pessoa justifica suas atitudes, e qual é a parcela de injustiça originada pela própria mente da pessoa.

Mas espera aí!! Como algo originado pela mente da pessoa não pode estar correlacionado com todo o seu passado, todas as suas memórias? Afinal, nossas atitudes e pensamentos não são mais do que induções de nossos pensamentos anteriores, que se baseiam pura e totalmente em memórias (desde os nossos sentidos primordiais, até as lembranças em si)?

Então, como podemos julgar esta pessoa que cometeu crimes, uma vez que seus crimes nada mais são do que frutos da realidade em que ela vive, ou seja, sua progenitora de memórias?

Analogamente, se torna deste modo impossível se julgar qualquer pessoa na sociedade, seja este julgamento bom ou mal.

Pois pensemos em mais um exemplo: um julgamento quase unanimizado por todos os povos contemporâneos, é o de que políticos não prestam. Mas será que se você, por exemplo, tivesse nascido e vivido nos mesmos ambientes, com os mesmos pais, com o mesmo cérebro e aparência, de um político necessariamente corrupto, não teria tomado as mesmas atitudes deste político, idênticas, já que a sua vida teria se originado e se seguido da mesma maneira?
Ou que se péssimos políticos, como Sadam Hussein ou George Bush, tivessem nascido no corpo de Madre Teresa, não teriam sido, pelas circuntâncias da vida, uma pessoa benevolente e cristã, dizendo as mesmas palavras e vivendo da mesma forma que ela?



Apresento aqui o que concluo dos raciocínios supracitados: a humanidade nunca conseguiu e nunca conseguirá aplicar leis que punam ou beneficiem de maneira correta todos os indivíduos. Pois isto é impossível, uma vez que nascemos todos da mesma forma, e portanto somos todos iguais; as circunstâncias em nossas vidas são o que moldam nossas atitudes e pensamentos.


Sendo assim, é inegável que o sistema de leis e regras nada mais é que algo que tenta controlar uma sociedade, visando o seu benefício objetivo (que depende do tipo de sociedade). Acredito ser totalmente hipócrita a aplicação do termo "justiça" sobre o indivíduo. E é claro que um conjunto de leis e regras é extremamente necessário a qualquer tipo de sociedade, da familiar à governamental; porém, tenho como errôneo o pensamento de que as leis são capazes de moldar o homem; elas punem, quem molda é a sociedade em si.

4 comentários:

  1. todo e qualquer julgamento sempre será errado em qualquer circunstância anterior,

    apontar o erro é simples a partir do momento que você acredita ser o correto, mas o que é estar correto?? nunca se está correto por que sempre existem diversas formas de se ver a mesma moeda.

    da mesma forma que um cara que se fode a vida inteira comete crime e mata, muita gente boa de vida também comete crimes e mata.

    e a unica culpada por tudo isso são as pessoas, mas elas sao culpadas por qualquer reação boa ou má das pessoas, porém acredito também na individualidade das ideias de um ser, então dependendo da pessoa vai ter uma atitude as vezes única, este tipo de coisa nunca vai ser lógico ou calculável como se fosse uma estatística de quantidades.

    Muito bom Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tanto uma pessoa que cresce no meio da marginalidade pode seguir o mesmo caminho, ou tomar como base do que não ser. Pra mim, cada um tem uma tendência. Você pode ser filhinho de papai, crescer e roubar. O que as pessoas precisam é de uma estrutura, um objetivo e um exemplo. Não se deve julgar, julgar é muito foda. Não sabemos o que se passa na cabeça da pessoa e o que a levou a fazer tal coisa. Mas acontece assim: Vc trabalha pra cacete o ano inteiro honestamente pra comprar um carro, ai vem um filhodaputa e te rouba. Voce nao vai pensar: "Ai coitado, vai ver ele não teve um exemplo na vida, sofreu e nao teve oportunidades, eu vou trabalhar porque eu tenho posso, e compro outro carro!" Vc vai ficar puto da vida, e com ódio porque afinal vc deu duro para aquilo.
    Querendo ou não, o fato da pessoa não ter tido, não significa que ela tenha que tirar de quem tem. E o fato da pessoa ter, não significa que todos podem ter.
    Da pra entender os dois lados se a gnt se colocar em cada um (mesmo que seja dificil se colocar num lugar de um ladrão por exemplo), mas as pessoas devem pagar pelos atos que são considerados "maus", senão vira uma bagunça!!!
    Ótimo tema.

    ResponderExcluir
  3. hahaha alguém leu memso o meu livro rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Os julgamentos partem de pessoas que tem sua visão de bom ou ruim. Partindo do princípio de que é difícil punir, pois que cada um defende seu ponto de vista logo, sempre existirá o certo e o errado, basta saber a quem queremos ouvir e, ainda assim, ao decidir a quem queremos dar razão, estamos aceitando o que no nosso subconsciente já havia decidido: aceitar como certo segundo nosso ponto de vista. O que quero dizer é: Estar certo ou errado é adotar uma postura diante de um fato e nesse momento cada um faz sua escolha.
    Não se deve julgar sem antes conhecer os dois lados e ainda assim, não acho justo culpar ou inocentar baseando-se em história de vida...
    Cada ser é único e depende apenas DELE saber o rumo que quer tomar...

    Nós somos mesmo seres 110% complexos... rsrs

    Aliás sugestão para um próximo post: Esquecendo sua racionalidade todo ser humano deixa aflorar instintos... ;D


    Bjss

    ResponderExcluir